A ponta de gôndola é um dos chamados “pontos extra”, e representa uma ótima oportunidade de ampliar sua participação no PDV. Uma ação de trade que utilize-a bem tem grandes chances de apresentar bons resultados!
Quer entender melhor sobre como funciona e aprender mais a respeito dessa importante parte do ponto de venda? Confira as dicas que a NEO Brasil separou!
O que é a ponta de gôndola?
Quando se trata dos pontos extras do PDV, a ponta de gôndola é um dos que mais tem destaque. Isso porque os produtos colocados ali realmente ganham muito mais importância por parte do shopper do que os colocados na própria gôndola.
Trata-se de uma peça adicionada à ponta da gôndola, como o nome diz, que fica virada para o corredor do estabelecimento. Ali é possível explorar diversas técnicas de vendas e comunicação, inclusive com preparação de materiais próprios para cada ação.
Como a ponta de gôndola pode ajudá-lo a vender mais?
Além de os produtos colocados na ponta de gôndola serem vistos e avaliados com muito mais frequência e facilidade, esse espaço permite o uso de muitas técnicas. Veja:
Cross-selling
O cross-selling, quando usado esse ponto extra, pode ser feito de duas formas.
Uma delas é adicionar à própria ponta produtos que complementam aqueles vendidos na gôndola em si, como filtros de papel em uma gôndola de cafés e matinais, ou maionese e ketchup no corredor em que podem ser encontrados os pães para cachorro quente.
A outra possibilidade é utilizar a mesma lógica de combinação de produtos, mas com a colocação de uma orelha — um outro ponto extra, que acompanha a ponta de gôndola —, que pode ser montada com um rack ou display de produtos relacionados aos oferecidos na ponta.
Variedade de itens
Na ponta de gôndola é possível, se bem planejado, aplicar dois produtos em um mesmo espaço. Isso amplia sua participação no PDV e ainda aumenta a variedade de produtos divulgados sem, necessariamente, ocupar outro ponto como uma ilha.
Invista na atratividade
É comum, para rentabilizar as pontas, que haja um cross selling entre produtos que estão em oferta, e outros que não. Porém, se você não pretende partir para uma estratégia dessas, invista em atratividade.
Pense: por que o shopper levaria o seu produto da ponta, e não os da gôndola? O que pode ser um diferencial em termos de material de vendas? Como dispor os produtos de uma forma que chame atenção?
Monte displays específicos para aquele espaço, combine-o com ações de degustação com um promotor de vendas, entre outras ideias. O ideal é aproveitar ao máximo o que puder para vender mais!
Gostou das dicas para vender mais nesse ponto extra? Acompanhe mais artigos sobre PDV e trade aqui, no blog da NEO Brasil!