O cross selling é uma das principais técnicas usadas pelo Trade Marketing para estimular as vendas no PDV, e é uma boa maneira de despertar necessidades e desejos no cliente, dialogando com ele durante as compras.
Por ser uma solução que permite uma grande ampliação no número de vendas, ela é ótima para aumentar o lucro, mas deve ser feita com os materiais e as práticas corretas para ser efetiva. Confira detalhes neste artigo!
O que é cross selling?
O cross selling é uma técnica que funciona por meio da chamada “venda cruzada”, que é a inserção de um produto relacionado a outro no mesmo PDV. Essa é uma ótima solução para estimular a compra por impulso, mas também auxilia o cliente na hora de selecionar os itens, e evita que ele esqueça de algo por simplesmente não passar no corredor exato.
Exemplos claros de cross selling muito vistos em supermercados são o do macarrão com o queijo ralado e o dos cafés com o filtro de papel. É possível observar, ao passar no corredor do macarrão, por exemplo, alguns pacotes de queijo ralado pendurados em evidência, à frente dos pacotes de massa.
Dessa maneira, o cliente já adiciona os dois produtos ao carrinho, com praticidade e sem o risco de esquecer ao final da compra.
Como o cross selling pode ajudar a sua empresa a lucrar?
O cross selling oferece um bom potencial de exposição de seus produtos — com maior destaque — no PDV, então investir nele aumenta muito a visibilidade dos itens. Isso sem falar que, ao adicionar o produto de sua marca em uma estratégia de venda cruzada no PDV, você estará destacando-a em relação a outras opções do mesmo item.
Para lucrar com cross selling outro detalhe importante é apostar nos materiais de divulgação e estruturação corretos. O conjunto entre hang tab e clip strip (ou fita cross), por exemplo, pode auxiliar muito nisso. Ainda mais se parte do conjunto for personalizada com sua marca, assim a visibilidade será maior e a identificação do cliente, mais simples e efetiva.
Além dessas ações de exposição, o Trade Marketing pode também contratar promotores de venda para oferecer degustações aos clientes ou mostrar os benefícios de seu produto no ato. Isso ampliará ainda mais o potencial de vendas — até mesmo por impulso — do item e, consequentemente, entregará mais lucratividade para seu negócio!
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