Ações promocionais no PDV são uma ótima maneira de aumentar as possibilidades de interação entre um shopper e sua marca, para que então você possa fidelizá-lo no futuro. Algumas são extremamente eficazes, e não podem faltar em suas estratégias.
Todas as empreitadas nesse sentido precisam ser bem planejadas, é claro. Afinal, nem sempre serão tão baratas, e o budget direcionado para essas ações nem sempre irá cobrir alterações emergenciais. Como conseguir um bom resultado? Utilizando métricas precisas!
Como planejar ações promocionais de PDV de sucesso?
Ao fazer ações promocionais de PDV, um dos principais pontos é recolher dados sobre seus resultados. Caso seja a primeira vez que você está fazendo uma ou se, apesar de já ter promovido algumas, não captou informações relevantes a respeito delas, é importante buscar isso para facilitar seu trabalho nas próximas.
Esse é um detalhe crucial do shopper marketing, e se você quer realmente fidelizar os clientes, precisa trabalhar de maneira efetiva, selecionando o que mais os atrai com base em tentativas passadas! Veja alguns exemplos de ações que você pode planejar:
- degustações — uma das mais comuns, principalmente em supermercados;
- sorteios ou concursos culturais;
- distribuição de brindes e amostras — pode ser feita em troca da compra do produto ou não;
- estímulos interativos — interatividade é tudo, e o shopper, ao ficar entretido, estará em contato com sua marca e lembrará de momentos bons com ela durante suas compras, o que pode estimular aquisições por impulso positivas!
Se você já sabe quais dessas trazem mais benefícios, invista nelas e sempre tente trazer novidades e mais possibilidades de atração. Entretanto, se você ainda não sabe e vai fazer uma tentativa, o ideal é saber quais métricas e KPIs podem te ajudar.
Métricas para ações promocionais de PDV
Um ponto importante ao se pensar em métricas no caso das ações promocionais no PDV é que existem dois lados da moeda: o do varejista e o da indústria. É necessário ficar atento a isso porque a preocupação é diferente em cada caso.
Enquanto o varejista mensura a quantidade de pessoas que visita seu ponto durante a ação, a indústria, por meio do trade, percebe diretamente o retorno sobre o investimento realizado na ação. Ou seja, cabe ao especialista dessa área atender às expectativas para manter suas empreitadas ativas no PDV.
As métricas a serem verificadas, portanto, precisam ser estabelecidas por meio técnicas de inteligência de mercado, e devem ser mescladas entre esses dois pontos de vista. Confira algumas:
- volume de vendas, clientes (geral) e clientes que foram atraídos pela ação especificamente;
- retorno sobre vendas e investimentos;
- aumento no número de consumidores na loja.
Além dessas, mais quantitativas, há casos em que devem ser colocadas em pauta ideias mais qualitativas:
- reconhecimento da marca;
- intenção de compra e de recomendação da marca;
- satisfação do consumidor.
Gostou das dicas sobre como mensurar suas ações promocionais no PDV? Confira mais no blog da NEO Brasil!