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Inteligência de Mercado no PDV — Você Está Aproveitando Todas as Possibilidades para Vender Mais?

Inteligência de Mercado no PDV — Você Está Aproveitando Todas as Possibilidades para Vender Mais?

A inteligência de mercado é o que rege, hoje, grande parte das ações de trade marketing. Afinal, com a competitividade cada vez mais acirrada entre as diferentes marcas e produtos, sai ganhando quem realmente sabe lidar e atender os desejos e particularidades de cada perfil de shopper e consumidor.

Porém, para que o uso dos dados seja realmente efetivo e traga resultados, é necessário aproveitar ao máximo os insights que eles oferecem. Neste artigo nós daremos algumas dicas preciosas para isso. Confira!

Como a inteligência de mercado é aplicada ao PDV?

Antes de falar especificamente sobre a inteligência de mercado no PDV, é importante voltarmos um passo e falarmos desse trabalho de dados relacionado ao trade marketing em si.

Isso porque somente parte das informações obtidas podem ser aplicadas às estratégias e materiais de ponto de venda, enquanto o conhecimento do shopper é algo muito mais amplo e está entre as principais missões do trade marketing.

Os estudos de mercado envolvem diversos conceitos que podem ser aplicados até mesmo para fidelização do shopper, como pesquisas de persona, público-alvo, relação entre preço e intenção de compra, análise de concorrência e até mesmo a jornada de compra.

Com esses dados, compreendendo mais sobre quem você deve atrair, é hora de entrar na relação entre a inteligência de mercado e o PDV.

Como montar um PDV eficiente por meio da análise de dados?

Preparar um material de PDV se valendo da inteligência de mercado dependerá de algumas características do shopper. Algumas às quais você pode se atentar são:

Tendência a compras por impulso

Ao identificar que seu shopper tem uma tendência a compras por impulso positivas, uma boa ideia é apostar em estratégias que reforcem isso, como o cross selling, que pode ser feito com o hang tab e clip strip, para aumentar a visibilidade do produto.

Seleção por preço

Embora todos se preocupem, parcialmente, com preços, pode ser que esse seja o principal ponto para a decisão do shopper. Se for o caso, o ideal é montar um PDV que reforce o custo-benefício ou, de maneira mais direta, os descontos aplicados sobre os itens.

Deixar seu produto próximo a outros mais caros, por exemplo, pode ajudar pelo contraste criado entre os valores (mesmo que não sejam do seu segmento).

Idade

Suponha que inteligência de mercado auxilie você a descobrir que, na verdade, quem influencia a decisão de compra de seu produto são as crianças. Para quem, então, precisa ser montado o PDV?

Invista em cores, personagens grandes e tente sempre fazer com que mantenham o contato visual com as crianças, para que elas se identifiquem e queiram adquirir aquele produto, pedindo-o para os pais ou outros adultos.

Agora que você entende mais sobre como a inteligência de mercado pode impactar em suas ações de trade, confira mais artigos sobre o tema no blog da NEO Brasil!

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