Uma das maiores funções de um profissional de Trade Marketing é buscar soluções e tendências que ampliem as vendas. O Visual Merchandising está entre elas, e é uma estratégia muito aplicada em lojas físicas para gerar, já de início, uma boa impressão de impacto no shopper.
Quer saber mais sobre isso? Confira este artigo e veja dicas para utilizá-lo em suas ações e ampliar os resultados no PDV!
O que é o Visual Merchandising?
O Visual Merchandising é uma tendência do varejo que tem como foco gerar uma primeira impressão impactante. Isso é feito por meio de uma apresentação que se mostre diferenciada, desde a vitrine até o interior da loja, envolvendo a disposição dos produtos. A ideia é oferecer ao shopper a sensação de que, ali, ele terá uma experiência de compra única.
Apostar no estímulo visual é algo que mostra resultados ainda mais evidentes quando falamos de produtos comuns, que podem ser encontrados em diversas lojas.
Pense assim: é possível encontrar uma camisa com boa qualidade e tecido em muitos locais. Entretanto, se o estabelecimento entrega um ambiente que amplie o sentimento de exclusividade, de importância com o cliente e que reforce o posicionamento positivo da marca, ele tem grandes chances de ser escolhido para a compra.
Como o Visual Merchandising aumenta as vendas no PDV?
Apostar no Visual Merchandising pode trazer muitos benefícios para sua estratégia de trade. Veja:
Reconhecimento de marca
Se a sua marca tem uma “cara”, um toque diferenciado, o Visual Merchandising é uma ótima maneira de entregar isso para o consumidor. Afinal, nem sempre há essa conexão somente com publicidade e contato com o próprio produto, certo?
Pense que essa técnica deve fazer parte da essência da empresa, estar atrelada à cultura organizacional. Reforçar a marca deve ser sempre prioritário!
Ambiente mais agradável amplia as vendas
Quando o shopper está confortável, ele terá mais chances de fazer compras, até mesmo em maior volume. Isso porque não terá pressa para sair de onde está.
Alguns pontos interessantes nesse sentido são as cores, que devem estar de acordo com a identidade da marca mas, ainda assim, levar em conta alguns aspectos de psicologia. Evitar usar muito branco, preto ou cores intensas pode ser uma boa, já que gera menos cansaço visual.
Uma outra possibilidade é oferecer algo para os clientes comerem, beberem ou algumas experiências sensoriais, como música ou cartazes e textos interessantes nas paredes (sem exageros na quantidade).
Gostou de saber mais sobre o Visual Merchandising? Confira mais artigos sobre o tema aqui no blog da NEO Brasil!