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Trade Marketing — Veja Todos os KPIs que Devem ser Observados em Sua Operação

Trade Marketing — Veja Todos os KPIs que Devem ser Observados em Sua Operação

Uma operação de trade marketing tem seus resultados mensurados por meio de diversas variáveis. Elas, enquanto dados puros, podem ser métricas realmente úteis que, então, gerarão KPIs poderosos para mapear o sucesso das empreitadas nos PDVs.

Entretanto, como se tratam de muitos aspectos, para que o trabalho de análise não seja perdido é necessário selecionar os mais importantes. Neste artigo, apontaremos quais não podem faltar em seus relatórios e apresentações. Confira!

Principais KPIs das operações de trade marketing

O principal ponto é compreender que KPI e métrica são dois termos com significados diferentes. Uma métrica pode, sim, gerar um KPI, mas este precisa ser algo pensado de acordo com a realidade do negócio.

Um exemplo: se sua meta para o ano é aumentar as vendas em volume, um KPI que envolva o ticket médio por cliente não necessariamente é importante, pois diz respeito à lucratividade e não à distribuição e participação no mercado. Entretanto, um indicador que esteja ligado ao número de itens adquiridos por compra é decididamente interessante.

Basicamente, os indicadores podem ser divididos em seis tipos:

  • resultado de vendas;
  • rentabilidade;
  • distribuição;
  • execução no ponto de venda;
  • participação no mercado;
  • satisfação dos varejistas.

Veja abaixo alguns KPIs usados com frequência em operações de trade marketing e estude como adaptá-los à sua empresa e aproveitar melhor as tendências do varejo:

Ruptura

Investir muito em materiais para PDV que divulguem um produto em falta no estabelecimento pode causar prejuízo. Por isso, ter em mente a taxa de ruptura é essencial, bem como o monitoramento do abastecimento no comércio.

Isso evitará esforços desnecessários e, consequentemente, auxiliará você a ter mais eficiência em suas ações de trade marketing, já que promoverá o que realmente está disponível.

Turnover

Os promotores são parte importante do trabalho de trade. São eles que levam etapas do trabalho de divulgação até o estabelecimento e também ao cliente. Sendo assim, seu desempenho é essencial para as vendas.

Se o desempenho não for satisfatório, é provável que ocorra um certo número de demissões, o que aumenta a taxa de turnover. Nesse caso, o KPI ajuda o trade marketing da empresa a verificar se há falhas nos treinamentos ou se, em certos momentos, houve erro ao preparar o material de PDV oferecido para o promotor, e este não gerou impacto.

Share de gôndola

Para o universo do trade, esse é um dos indicadores cruciais, pois diz respeito à participação da empresa no mercado. Trata-se, basicamente, da porcentagem que o produto ocupa na área destinada à sua categoria no estabelecimento.

Ele é muito importante porque é uma maneira de apontar diretamente o destaque que sua marca tem em relação às outras, o que em um sistema tão competitivo realmente pode fazer a diferença.

Gostou das dicas sobre os KPIs de Trade Marketing? Confira outros artigos sobre esse tema aqui, no blog da NEO Brasil!

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