Precificar um produto sublimático pode ser tão difícil quanto aprender a técnica da estamparia, principalmente para quem está abrindo um negócio agora. Afinal, qual é a margem que deve ser aplicada para obter lucro? Será que o preço pelo qual o concorrente está vendendo é o ideal?
Para solucionar essa e outras questões, é importante considerar diversos aspectos. Entenda mais sobre o tema e como você pode determinar o preço dos seus produtos!
Determine qual produto sublimático irá vender
Existem duas categorias de produto sublimático: brindes e objetos personalizados. A primeira envolve uma demanda maior, por isso, você pode adquirir um grande volume de substratos e pagar menos.
Por sua vez, os objetos personalizados envolvem pequenas tiragens, o que faz com que os preços sejam mais elevados. Nesse sentido, é importante deixar claro para o público a diferença de trabalho realizado.
Se você tiver que desenvolver uma arte específica, por exemplo, poderá cobrar mais. Porém, caso a estampagem esteja relacionada a algo simples e que, portanto, demande menos tempo, o cliente pode pagar menos.
Observe a qualidade dos substratos e produtos
Muita gente acredita que comprar produtos e substratos mais baratos poderá aumentar a margem de lucro. No entanto, esse pensamento não se aplica, já que a qualidade também poderá ser prejudicada.
Imagine que você opte, por exemplo, por comprar um lote de canecas de cerâmica. Se elas não forem apropriadas para a sublimação, a fixação da imagem não será a melhor. Consequentemente, o seu cliente não aceitará pagar caro por esse produto sublimático.
Pense no valor que está oferecendo
Para cobrar um preço justo, observe se o que está oferecendo é de qualidade e exclusivo. Essas duas qualidades é que agregam valor os produtos.
Não adianta, simplesmente, cobrar o dobro do que gastou. Para que os seus clientes fiquem satisfeitos, se coloque no lugar deles. Você aceitaria pagar quanto?
Faça os cálculos
Lembre-se que, além de repassar os custos com os substratos e insumos, há outros valores que devem fazer parte dos cálculos.
Muito empreendedores do segmento seguem a lógica:
- preço pago pelos objetos + insumos e gastos adicionais (frete ou gasolina e energia elétrica) + valor agregado pelo trabalho + margem de lucro esperada
Avaliando todas essas variáveis, é possível chegar a um valor justo para você e para os seus clientes.
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