O cross selling é um tipo de ação promocional muito utilizado, já que sua eficácia é comprovada em diversos momentos. Entretanto, para que ela realmente funcione é importante levar em conta todos os aspectos que envolvem sua aplicação.
Isso diz respeito aos materiais de PDV, à adequação ao ponto que será utilizado e às possíveis adições de pontos extras à estratégia. Veja detalhes neste artigo da NEO Brasil e entenda mais!
Materiais de PDV são essenciais para uma ação promocional
O primeiro passo para qualquer ação promocional, após toda a fase de planejamento, é a preparação do material de PDV. Isso porque é ele que fará o principal papel relacionado à atratividade e, claro, divulgará o produto de maneira eficiente.
No caso do cross selling, para uso nas gôndolas é essencial contar com o Hang Tab e o Clip Strip, que você pode encontrar na NEO Brasil! Esses dois materiais auxiliam na disposição dos produtos para ampliar a compra por impulso positiva, principalmente porque permitem que estejam próximos aos outros no espaço da gôndola.
Além disso, os Wobblers, Stoppers e outros materiais de divulgação podem fazer a diferença e reforçar ainda mais a visibilidade dos itens disponíveis.
Pontos extras
Utilizar pontos extras para ampliar a eficiência do cross selling é uma ótima ideia. A ilha para supermercados, por exemplo, amplia muito as possibilidades de criação dentro do ponto de venda.
Por ser um espaço com maior destaque, é uma das melhores opções para divulgar os produtos e aumentar a visibilidade. Em conjunto com um trabalho bem feito nas gôndolas, é uma soma perfeita para a estratégia!
Adequação ao PDV
Quando falamos de cross selling e ação promocional, estamos englobando todos os segmentos e, consequentemente, variados pontos de venda. Diante disso, é importante verificar as melhores maneiras de aplicar as estratégias ao PDV em questão.
Em farmácias, por exemplo, uma venda cruzada precisa ser pensada com cuidado, principalmente para medicamentos. Afinal, a compra por impulso nesse caso pode ser uma questão mais delicada.
O mesmo vale para pontos de venda com produtos de tamanhos e para necessidades variadas. Sem a devida explicação um cliente pode levar um parafuso que não atenda às especificações, ou um chuveiro, ou qualquer outro item. Portanto, nesses casos, deixe bem claro na comunicação (e se necessário prepare um promotor) para que casos o seu produto é destinado, ok?
Aproveite os melhores produtos para PDV e faça uma ação promocional com muito mais qualidade. Entre em contato com os consultores da NEO Brasil e conheça nossos produtos!