A fita dupla face automotiva mudou o paradigma da indústria automobilística, principalmente por permitirem uma eficiência operacional muito maior diante de outros métodos de fixação, já tradicionais no segmento.
Quer saber mais? Neste artigo, você verá detalhes a respeito dos benefícios e particularidades da utilização das fitas dupla face para a fixação em diferentes fases da produção de automóveis. Confira!
Como é aplicada a fita dupla face automotiva na produção industrial?
A fita dupla face automotiva é amplamente utilizada em grande parte das fases de montagem de um veículo.
Soleiras, frisos laterais, emblemas, logos e símbolos, acabamento do teto, espelhos e, claro, toda a parte plástica do interior do carro são alguns dos exemplos de elementos que são fixados com fita adesiva.
Quais são as fitas aplicadas?
As fitas aplicadas dependerão, principalmente, de questões que envolvem a aderência inicial, o poder de fixação e a durabilidade.
Outro aspecto que deve ser observado também é a resistência térmica/elétrica, pois a fita dupla face automotiva também é utilizada para revestir chicotes e outras peças que podem vir a esquentar e/ou serem percorridas por correntes de energia.
Um ponto importante é a dimensão da fita. Em certos casos, o melhor é optar por opções customizadas, que permitem uma eficiência maior e menos sobras, perda de material por desperdício ou inadequação à necessidade.
Praticidade e segurança
Quando utilizamos fita dupla face automotiva, a fixação de qualquer elemento a um automóvel torna-se mais simples e segura. Isso porque a aplicação de métodos comuns para realizar o processo pode gerar resíduos ou uso excessivo de material.
É o caso, por exemplo, de algumas aplicações químicas ou de rebites e parafusos. Com o tempo eles podem oxidar e perder sua eficiência, mas não só isso, como também ser um potencial perigo para o usuário final.
Não só, a utilização das fitas adesivas oferece mais um grande benefício para a fabricação de um automóvel: a redução de seu peso, que pode ser de até 15%! Vale lembrar que um carro mais leve economiza mais combustível e, consequentemente, reduz a emissão de poluentes.
Ou seja, a utilização de fita dupla face automotiva faz a diferença não só na eficiência da produção, mas na cadeia inteira do produto até o seu uso pelo proprietário, inclusive em termos de sustentabilidade.
Gostou de saber mais a respeito dessa solução? Confira outros artigos no blog da NEO Brasil!