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como substituir o ponto de venda

Como‌ ‌Substituir‌ ‌o‌ ‌Ponto‌ ‌de‌ ‌Venda‌ ‌Físico‌ ‌Pelo‌ ‌ Virtual

Por conta da pandemia do novo coronavírus, grande parte das empresas teve que se reinventar para continuar de pé. Nesse sentido, o ponto de venda, que antes era o principal meio de relacionamento com os clientes, precisou ser adaptado.

A boa notícia é que os consumidores estão mais confiantes de fazer as compras on-line. Segundo pesquisa divulgada no portal E-Commerce Brasil, para 13% dos brasileiros este foi o primeiro ano que compraram pela internet. Utilize esse novo cenário a seu favor e saiba como migrar para o meio virtual!

Como organizar um ponto de venda virtual?

O primeiro passo para mudar o seu ponto de venda é determinar qual é o melhor canal para a sua empresa. Muitos empreendedores iniciantes optam por fazer negócios apenas pelas redes sociais, por exemplo.

Porém, caso queira já entrar no meio virtual de forma mais profissional, é interessante que você crie um site. Nesse espaço, será mais fácil você oferecer os seus produtos. Confira o passo a passo do que você precisa prestar atenção:

Conheça as regras para o e-commerce

Assim como os negócios físicos possuem uma série de regras para que funcionem, os e-commerces também precisam seguir algumas diretrizes.

A lei que regulamenta o comércio eletrônico é o Decreto nº 7962. Vale a pena dar uma olhada, antes mesmo de criar o seu site. Em caso de dúvidas, busque o auxílio de um advogado.

Defina como emitir as notas fiscais

Uma das regras para vender on-line está relacionada com as notas fiscais. Para cada transação virtual deve ser emitida uma NFe (nota fiscal eletrônica) no site da Receita Federal. Para facilitar, você pode contar com um programa que auxilie nisso.

Analise os concorrentes

Antes de pedir para que uma equipe de desenvolvimento crie o seu site, é importante que você já tenha algumas ideias em mente. Portanto, visite diferentes tipos de ponto de venda eletrônico de outras lojas, principalmente daquelas que são do mesmo setor que o seu.

Observe o que eles escrevem sobre o negócio, qual é o layout (aparência) do endereço eletrônico e como organizam os produtos. Será que algo poderia ser melhorado nesses casos? Fazer essa observação com o público é essencial para poder criar um site que conquiste os clientes.

Crie o site

Depois de ter feito todo esse levantamento, é chegada a hora de colocar a mão na massa e criar o site. Nesta etapa lembre-se de:

  • desenvolver a plataforma pensando também nos acessos via celular;
  • definir como serão feitas as entregas;
  • buscar empresas de pagamento, para oferecer mais de uma opção aos clientes;
  • instalar certificado de segurança para proteger todo o processo de compra;
  • disponibilizar imagens de boa qualidade (mas leves) dos produtos.

Quer saber mais sobre como você pode se destacar sendo um microempreendedor? Veja outros conteúdos da loja NEO Brasil!

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