O artesanato em MDF é uma das grandes tendências da atualidade. A boa notícia é que esse material pode ser usado para fazer diversos objetos, como bandeja, painel, quadro, mesa central e muito mais.
Além disso, mesmo quem não tem experiência com o MDF pode se aventurar nesse segmento. Quer ver? Confira algumas dicas para começar a fazer esse tipo de artesanato!
Como fazer artesanato em MDF?
Independentemente de qual for o objeto que você deseja criar ou personalizar, existem passos que podem ajudar você a fazer artesanato em MDF. Saiba quais são!
Busque inspirações
Caso a sua intenção seja fazer artesanato em MDF para vender, é importante que você conheça as principais tendências. Assim, poderá oferecer diferentes opções de produtos para os seus clientes.
Atualmente, é possível criar inúmeros artigos decorativos e funcionais com esse material. Basta uma busca rápida na internet para você ter várias ideias.
Compre os materiais
Para personalizar o MDF, você pode usar diversos materiais. Confira os principais:
- lixa de diferentes medidas;
- tinta (a acrílica é a que requer menos demãos, por isso, é a mais indicada);
- pincéis de cerda macia;
- cola branca;
- lápis;
- régua;
- retalhos de tecidos;
- estilete;
- tesoura;
- verniz.
Você encontra a maior parte desses materiais em papelarias, lojas de materiais de construção e comércios especializados em artesanato.
Prepare a madeira
Caso compre o MDF cru, você precisará lixá-lo para que a superfície fique lisa e própria para ser manuseada. Isso pode ser feito por meio de lixas e não requer tanto trabalho.
Depois de lixar, passe um pano em toda a peça para limpá-la. Feito esse procedimento, você poderá personalizar o seu objeto.
Tenha cuidados especiais
O primeiro cuidado especial é com a compra de materiais. Caso adquira algo apenas porque está mais barato, o resultado pode não ser o mais satisfatório.
Também é importante aguardar três horas após cada demão de tinta. Esse é o tempo necessário para que o produto seque por completo e evite manchas. Além disso, vale a pena aplicar verniz por último para dar brilho e garantir proteção à peça.
Quer saber mais sobre personalização de objetos e como ganhar dinheiro nessa área? Continue acompanhando o blog da loja NEO Brasil!