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O Que é Shopper e Como Atraí-lo?

O Que é Shopper e Como Atraí-lo?

Você pode até saber um pouco sobre o que é shopper, mas será que trabalha boas técnicas para atraí-lo para seu PDV? Lembre-se: não estamos falando de um consumidor, e sim de um shopper, que precisa de todas as possibilidades de atração possíveis para tornar-se um cliente.

Quer entender melhor esse conceito e descobrir boas ideias de atratividade? Confira este artigo da NEO Brasil e aproveite as dicas!

O que é shopper?

O primeiro ponto importante é diferenciar o que é shopper do conceito de consumidor ou cliente.

Quando falamos de shopper, estamos nos referindo a alguém que sabe o que vai comprar, mas ainda não tem ideia de onde irá fazer a compra ou da marca do produto. Por exemplo: se você sabe que precisa comprar leite e sai de casa para isso, a não ser que já tenha em mente um lugar que vai sempre e/ou uma marca de preferência, você é um shopper.

Outro detalhe que o diferencia do consumidor é que, até mesmo em tradução direta do inglês, o shopper é um comprador. Ou seja, ele não necessariamente é um consumidor daquele produto, entendeu?

Se uma mãe vai comprar um iogurte para seu filho, mas ela não o consumirá, ela é uma compradora, ou no máximo uma cliente (se houver fidelidade), mas não pode ser considerada uma consumidora final.

Entendeu o que é shopper e as diferenças? Agora vamos às dicas para atrai-los com mais eficiência:

Divulgação no PDV é essencial

Imagine a situação: você chega em um local sabendo o que precisa comprar, mas não faz ideia de qual variação/modelo ou marca adquirir. O que vai começar a te atrair para um lado ou outro? O material do ponto de venda, certo?

Por isso, para atrair um shopper, ter um material de PDV eficaz e bem planejado é essencial! Ele deve mostrar os benefícios do produto, destacar algum posicionamento e mostrar, de fato, porque ele é a melhor opção.

Estratégias de venda

Existem estratégias de venda que também podem atrair o shopper, como o cross-selling, que estimula uma compra por impulso positiva.

Por meio de um clip-strip (ou fita cross), é possível dispor seus produtos próximos a outros relacionados. Assim, ao invés de buscar uma outra marca nos corredores, o comprador
provavelmente já pegará o seu produto junto do outro e levará para o caixa.

Outra ideia boa para atração do shopper é contratação de promotores de vendas. Isso porque ele está aberto a sugestões, já que não busca nada específico. Portanto, uma oportunidade de experimentar pode ser tudo o que precisa para optar por aquele produto.

Agora que entende o que é shopper e como atraí-lo com mais efetividade, aproveite para conhecer as soluções da NEO Brasil e amplie suas vendas!

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