A fita adesiva é extremamente versátil, e pode ser útil para muitas aplicações. Entretanto, para que seu uso seja mais eficaz, é importante saber como tirar fita dupla face da parede e até de outras superfícies!
É fato que a chance de danificar a parede existe, mas com algumas técnicas você pode reduzir esse impacto e deixar pouco ou nenhum resíduo remanescente após uma boa limpeza. Confira as dicas!
Como tirar fita dupla face da parede?
Um ponto importante para ser compreendido quando o assunto é como tirar fita dupla face da parede é que tudo dependerá da superfície. Explicando melhor: quanto menor o poder de adesão, menor a chance de danos e resíduos.
Por exemplo: em locais porosos, a fita terá um poder adesivo menor do que em uma superfície lisa e bem limpa. Sendo assim, é necessário levar isso em consideração e ter uma noção da dificuldade que terá no trabalho de remoção.
Além disso, conhecer as características da fita pode ajudar a evitar tentativas frustradas, e uma boa aplicação também!
Veja algumas sugestões:
Retirar a fita com secador de cabelo
Utilizar uma fonte de calor como um secador de cabelo para derreter a cola da fita é uma boa ideia. Entretanto, caso a fita adesiva utilizada tenha certa resistência térmica, provavelmente isso não será muito eficaz.
O procedimento aqui é direcionar o ar do secador para a fita, na temperatura alta, e deixar algum tempo ali focando nas bordas e nos cantos. Após isso, caso note que a fita está soltando parcialmente, tente puxar as pontas. Se necessário, repita o processo até remover a fita.
Álcool isopropílico
Em alguns casos, uma maneira eficaz de como tirar fita dupla face da parede é o álcool isopropílico. Um lado bom de utilizá-lo é que ele não corre o risco de danificar a parede ou a pintura, e trabalhará somente no composto adesivo, removendo-o.
Basta aplicar um pouco sobre a fita com um pano ou um algodão, esfregar e tentar tirar com a mão. Vale apontar que se a fita tiver resistência química, pode ser que essa técnica não funcione. Além disso, é provável que ainda fiquem resíduos, que devem ser retirados com uma bucha de cozinha e detergente.
Fio de náilon
O fio de náilon (linha de pesca) é muito útil para retirar fita dupla face da parede também. É uma das técnicas mais simples e exige menos materiais.
Basta pegar um pedaço de fio e segurar com os dedos das mãos, esticando-o. Então, você deve passá-lo por trás da fita, em movimentos verticais, na diagonal, como se fosse um fio dental. Faça isso começando na ponta da fita e correndo até o outro lado, “serrando” a cola.
Essa técnica é boa, também, para descolar objetos da parede, pois é possível passar a linha por trás deles, entre o item e a fita.
Após esse procedimento, faça a limpeza dos resíduos com o álcool isopropílico.
Gostou das dicas de como tirar fita dupla face da parede? Acompanhe mais artigos no blog da NEO Brasil!