As aplicações da fita de espuma na comunicação visual deixam ainda mais evidente a versatilidade deste produto. Por seu alto poder de fixação, ela pode substituir rebites, parafusos, pregos, entre outros itens utilizados para diversas montagens.
Entretanto, para que a eficiência da fita seja realmente aproveitada, é necessário aplicá-la da maneira correta, nas superfícies determinadas. Confira este artigo e veja dicas para evitar problemas!
Dicas para aplicar a fita de espuma na comunicação visual
Existem alguns detalhes determinantes para uma aplicação efetiva da fita de espuma, e eles devem ser seguidos à risca, a fim de minimizar os possíveis problemas de fixação. Veja:
Adequação à superfície
O primeiro passo para uma boa utilização da fita é escolher qual será aplicada. Nesse momento, uma das principais características a ser observada é a adequação dela à superfície e ao local de adesão.
Isso envolve tanto o ponto em si (parede, chão, teto, madeira, tinta, drywall) quanto os fatores externos, como intempéries climáticas, umidade, vento, entre outros.
Eficiência de adesão ao objeto
Apesar da versatilidade da dupla-face em si, a fita de espuma tem uma diferença de eficiência quando falamos do objeto a ser fixado. É possível que um determinado modelo seja muito efetivo para painéis em madeira ou plástico, mas não ofereça a mesma fixação para um perfil de borracha ou metálico.
Sendo assim, é importante também verificar isso para certificar-se que não se trata da superfície.
Siga os passos para aplicação
De nada adianta optar pela fita de espuma certa e não aplicá-la devidamente. Portanto, o melhor a se fazer é seguir o passo a passo indicado pelo produto.
Antes de tudo, a superfície deve ser limpa, (sempre recomendamos o uso do álcool isopropílico), para evitar problemas na adesão devido a resíduos.
O ideal é sempre colar a fita primeiramente no produto a ser fixado, tirando o liner somente de um lado e posicionando pedaços de fita em locais estratégicos, evitando o desperdício de material.
Então, retire o restante do liner e direcione o item à superfície, pressionando com cautela e precisão as áreas onde a fita está colocada. Retire as mãos com cuidado e verifique se o item ficou realmente fixou.
Pressione a fita
Esse tipo de material normalmente tem seu potencial adesivo ativado por pressão. Ou seja, é necessário imprimir certa força à fita, de maneira uniforme, para que ela fique realmente fixada entre o objeto e a superfície.
Faça isso constantemente por cinco segundos, em média. Dessa forma, ela oferecerá o máximo de seu desempenho. Vale lembrar que isso dependerá da proporção da aplicação em si, ok?
Gostou das dicas? Confira mais informações sobre a fita de espuma aqui no blog da NEO Brasil!