O shopper marketing é um conceito extremamente importante para quem quer estabelecer estratégias de vendas no PDV. Como o próprio nome diz, ele se relaciona diretamente ao shopper, que, ao contrário do que muitos pensam, não é o consumidor!
Quer entender mais sobre isso e ver como você pode aplicar essa ideia ao seu negócio? Confira este artigo da NEO Brasil!
Afinal, o que significa shopper marketing?
Antes de entrarmos no tema principal de shopper marketing, é necessário entender o que é, de fato, o shopper. Vale apontar aqui que ele não é quem consome o seu produto, avalia e decide se vai comprar de novo ou não — esse é o consumidor, e há muitas diferenças!
O shopper
Ao falar do shopper, estamos nos referindo ao consumidor? Estamos, mas no ato da compra, e não após efetuá-la, entendeu?
Veja algumas características:
- completamente influenciável pelas soluções de PDV, pois não foi, em tese, estimulado por outros canais de mídia;
- tem total autonomia na escolha dos produtos;
- avaliará muito mais o custo/benefício do que vantagens específicas, pois não espera nada já determinado daquele produto;
- pode fazer compras para fins coletivos (o consumidor compra com foco no uso individual).
Em suma, o shopper é tomado totalmente pelo que o PDV sugere para ele, e pela realidade e detalhes de cada compra que é feita.
Shopper marketing
Agora que você já entendeu a diferença entre o shopper e o consumidor, é hora de falarmos sobre o shopper marketing.
Esse conceito é uma ramificação do trade marketing, e é muito ligado à compreensão do comportamento do shopper no PDV. A ideia aqui é descobrir totalmente o que ele analisa na hora da compra e, mesmo sem influências, como a jornada funciona.
É importante saber que esse indivíduo, na maioria das vezes, já tem ideia de qual produto irá comprar, bastando somente escolher entre as opções disponíveis. Essa decisão, então, poderá se influenciada (no PDV) pelo estilo de vida dele, pelo possível uso e por como ocorre a conexão rápida com uma marca ou outra.
Quando falamos de alguém assim o cross selling, por exemplo, é uma ótima tática para gerar uma compra por impulso, já que todo o material no ponto de venda é uma possível influência, sem objeções!
Por trabalhar com as especificações de uma compra tão estimulada por impulso e sugestões momentâneas, o shopper marketing se vale de estratégias que envolvem visualizar e/ou colocar o comprador em situações hipotéticas.
Sendo assim, algumas das principais análises são feitas por meio de compras acompanhadas, observações (filmagens), grupos focais e entrevistas.
Com esses estudos, é possível ter uma ideia do shopper que costuma adquirir os produtos de sua marca e, assim, apostar nas melhores ações para fisgá-lo e torná-lo, finalmente, um consumidor fiel.
Entendeu o que é shopper marketing? Confira outras dicas sobre o tema no blog da NEO Brasil!