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Merchandising | Blog NEO Brasil

Merchandising: 5 dicas essenciais para ajudar no seu negócio!

Confira neste artigo especial da NEO Brasil, sugestões imperdíveis para aumentar suas vendas!

O merchandising no PDV é fundamental para empresas de pequeno, médio ou grande porte. Isso porque, esse é o primeiro passo para atrair clientes e, consequentemente, conquistar o público. Dessa forma, a técnica precisa de um bom planejamento e atenção especial, para que possa, enfim, oferecer um retorno positivo para o seu negócio.

Pensando nisso, a NEO Brasil separou 5 dicas de merchandising no PDV para ajudar você a aumentar as vendas. Além disso, conte conosco para encontrar os melhores produtos de comunicação visual para PDV do mercado. Aproveite nossas condições de pagamento facilitado no cartão de crédito ou à vista e adquira já peças essenciais para suas ações no PDV para definir a identidade visual da sua empresa!

Afinal, o que é merchandising?

O termo merchandising descende da palavra francesa merchand, ou seja, mercadoria, em união com a inglesa merchandiser, que em tradução literal quer dizer negociante. Dessa forma, podemos descrever essa atividade de marketing como uma “operação com mercadorias” com foco em bons resultados de venda e negociação.

A prática se intensificou na década de 1930, nos Estados Unidos, quando vendedores locais perceberam que as vendas aumentavam quando os produtos ficavam expostos nas vitrines. Além disso, os empreendedores da época também apostaram nas promoções para atrair a clientela.

Por isso, quando falamos dessa ferramenta de marketing é necessário considerar todo um planejamento antes de colocá-la em prática. Para enfim, conseguir a conversão de clientes e, assim, obter lucros e mais visibilidade para o seu produto no PDV.

5 dicas de merchandising importante para o seu negócio!

Agora que você já conhece os princípios do marketing no PDV, é preciso estar atento a algumas técnicas de merchandising que, com certeza, irão fazer toda a diferença no dia a dia da sua empresa. Afinal, o cliente precisa sentir-se seguro e confiar na qualidade dos seus serviços e, por isso, a imagem é fundamental!

1. Invista no marketing sensorial

Com foco em seduzir e atrair possíveis consumidores, o marketing sensorial é feito por meio de ações pensadas para estimular os cinco sentidos sensoriais, sendo eles: visão, audição, olfato e tato. Essas atividades devem ser aplicadas no ponto de venda e precisam representar a imagem do seu negócio.

Para exemplificar melhor, vamos citar as cinco ações sensoriais ideais para cada sentido. Confira!

● Visão: atraia o cliente com imagens e cores vibrantes, isso porque, estudos comprovam que a média de vendas tende a aumentar quando o público se identifica com a iluminação e fotografia da empresa;
● Tato: aqui é importante deixar o cliente a vontade para testar os produtos, deixando-o sempre ao alcance dos consumidores,
● Olfato: ideal para que o ponto de venda conquiste o cliente pela fragrância agradável, que seja adequada para o posicionamento da empresa,
● Paladar: caso o seu negócio seja do ramo de alimentos, a degustação do produto e ofertas imperdíveis pode ser uma boa chance de conquistar o cliente,
● Audição: manter uma música ambiente que remeta ao ramo do seu negócio também pode ser uma ótima escolha.

2. Encontre o tema ideal para o merchandising

A informalidade pode ser um ótimo passo para conquistar os clientes, afinal, você estará mais próximo dele e, assim, será fácil oferecer serviços que conversem com o público. Para quebrar essas barreiras, é importante brincar com layouts, temas de decoração, design, fotografias e outras atividades de PDV que possam contar as histórias de marca, ou ainda, investir em datas comemorativas.

3. Aproveite o cross-merchandising

O cross-merchandising é uma técnica bastante utilizada para lembrar ao cliente que o seu negócio também oferece outros produtos. Assim, a ferramenta irá aumentar as vendas de mercadorias por meio da influência e, até mesmo, associação entre os itens que possam ser do interesse desse consumidor.

4. Atente-se ao treinamento de seus atendentes

Muito além da comunicação visual, o contato direto com o cliente também é fundamental. Por isso, é importante investir no treinamento para que o atendimento surpreenda. Além disso, essa é uma ótima tática para que os vendedores possam entender a importância de sempre estar à disposição do consumidor, sendo solícito e prestativo, sem perder a simpatia.

5. Conte uma história com seus produtos

Outra dica de merchandising fundamental é aproveitar o agrupamento dos produtos para contar uma história. Dessa forma, a vitrine com a exibição dos itens será muito mais atrativa. Por isso, você pode aproveitar a técnica para criar um ambiente e exibir os itens como uma ação do dia a dia.

Encontre os melhores produtos de PDV para o seu negócio!

Para colocar essas e outras técnicas de merchandising no seu ponto de venda. Aproveite as ofertas da NEO Brasil e encontre os melhores produtos como Hang Tabs e Clip Strip para implementar em seu PDV e aumentar as vendas!

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