A fita de silicone é um tipo de produto muito utilizado em diversas aplicações. Entretanto, muitas pessoas o confundem com a fita de massa acrílica, principalmente pela semelhança estética entre os materiais, mas eles são diferentes!
Desde as aplicações até o segmento de mercado que os utiliza, há algumas diferenças cruciais que você precisa conhecer para evitar a confusão. Confira detalhes neste artigo e entenda!
Para que serve a fita de silicone?
Embora muitos chamem, equivocadamente, a fita de massa acrílica de fita de silicone, esta segunda é muito diferente, e deve ter sua importância reconhecida em outros meios de trabalho e aplicação.
Isso porque o produto dupla face de massa acrílica é utilizado para instalações que envolvem fixação, projetado para adesão superior em superfícies de alta energia, como espelhos e painéis de comunicação visual.
É utilizado inclusive pelas indústrias de shows e eventos, principalmente por suas propriedades viscoelásticas, que ampliam o desempenho do material e ajudam a dissipar as tensões no adesivo de forma ideal.
Além disso, ela é resistente a diversas condições de temperatura e também às intempéries climáticas! Para fixar um quadro ou espelho à parede, mesmo em sua casa, a melhor opção para os profissionais, que permite uma fixação resistente, é a dupla face de massa acrílica.
Entretanto, quando falamos da fita de silicone, nos referimos a um produto cujo principal foco é o isolamento elétrico.
Aplicações da fita de silicone
Dessa maneira, sua aplicação mais conveniente e comum é direcionada à proteção de conjuntos de cabos de alta tensão, tanto para uni-los de maneira segura quanto para evitar curto-circuitos, por exemplo.
Isso porque ela tem um alto poder de isolamento, por ser feita com material auto-fusível. Outro detalhe é sua grande flexibilidade, já que a fita de silicone pode chegar a até 3 vezes o tamanho inicial do pedaço utilizado e, inclusive, não precisa de adesivo para se fixar
É possível aplicá-la a fios desencapados até mesmo por baixo da água, ou em superfícies sujas e oleosas, sem restrição também em relação à temperatura. Assim, é permitido realizar pequenos reparos em mangueiras e bombas, por exemplo.
Os materiais são diferentes?
Embora pareçam iguais, os materiais com os quais são feitos as fitas de silicone e de massa acrílica são diferentes. Isso porque a massa acrílica (feita a base de espuma de acrílico) não tem como foco a flexibilidade em si, visto que precisa manter-se fixada em dois pontos simultaneamente.
Já, no caso do silicone, os principais pontos são, sim, a flexibilidade e versatilidade. Entretanto, ele não é direcionado para aplicações fita dupla-face, e sim para reparos de isolamento sem resíduo de cola após o uso.
Gostou de saber mais sobre a diferença entre esses dois produtos? Confira outros artigos a respeito do tema no blog da NEO Brasil!