É bem provável que você já tenha ouvido falar do marketing boca a boca. O termo se refere a uma forma de comunicação espontânea em que os consumidores indicam produtos e serviços para quem conhecem.
Essas indicações são bastante importantes para as empresas, independentemente do setor em que atuam. Por isso, vale a pena pensar em estratégias para engajar o seu público e fazê-lo falar mais de sua marca. Confira dicas!
Como incentivar o marketing boca a boca?
Embora o cliente esteja no controle do marketing boca a boca, pois é ele quem irá divulgar os produtos para amigos e familiares, há maneiras de as empresas agregarem valor ao que vendem. Assim, elas podem conquistar a confiança do público e fazer com que ele seja um divulgador dos serviços.
Confira algumas técnicas para fazer com que essa divulgação aconteça!
Preste um bom serviço
Pode até parecer óbvio, mas é essencial prestar um serviço que atenda as necessidades e expectativas do seu cliente. Lembre-se também de que manter um bom relacionamento com o público é essencial para que a sua marca seja reconhecida.
Caso haja algum problema, assuma a responsabilidade e resolva o quanto antes, para evitar que o consumidor se sinta insatisfeito e reclame da sua empresa.
Surpreenda
As pessoas adoram ser surpreendidas — e o mesmo vale para algo que elas consomem. Você pode proporcionar essa alegria de várias formas, incluindo promoções, brindes, e programas de fidelização.
Coloque-se no lugar do seu cliente e reflita sobre o que surpreenderia você, fazendo com que continuasse a consumir uma marca. Se for necessário, faça pesquisas para descobrir o que seu consumidor espera de você.
Mostre a sua história
Para ajudar a divulgar seu trabalho, é importante que você seja um contador de histórias. Dessa forma, será mais fácil encantar e trazer o público para perto da sua marca.
Nesse sentido, vale a pena mostrar o porquê o seu negócio começou, qual caminho trilhou até o momento e, claro, as vantagens que o seu produto oferece com relação aos concorrentes. Isso pode ser feito por meio de técnicas storytelling.
Além de gerar engajamento, essa estratégia também ajuda a posicionar a sua empresa como uma referência para o setor. A consequência natural disso é aumentar o marketing boca a boca.
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