São as tendências do varejo que ditam, ano após ano, como o setor do comércio deve se portar para atender às exigências do mercado. A cada renovação, as prioridades mudam e, consequentemente, o modo de consumo e até os próprios consumidores.
Para que as vendas não caiam e você possa aproveitar ao máximo as oportunidades que o varejo oferece, é importante conhecer com antecedência as novas diretrizes para o setor. Confira neste artigo algumas das principais para o próximo ano!
1. Mobile é uma das tendências do varejo mais impactantes
Uma das tendências do varejo que se repetem, mas com mais intensidade a cada ano, é a utilização dos smartphones para a realização de compras em e-commerces. Em uma realidade na qual 70% das pessoas já têm celulares prontos para acessar qualquer página da internet, isso é inevitável e merece a sua atenção!
Um dos principais pontos aqui, e que precisa de cuidado, é o que se pode oferecer para que o usuário tenha uma experiência melhor ao comprar.
O ideal é que o site seja responsivo, funcione bem em qualquer sistema operacional e não tenha dificuldades nem falhas de desempenho para acesso. Para isso, aposte em imagens leves, agilidade no pagamento e na seleção de produtos e, claro, em um suporte eficiente para ajudar os consumidores a qualquer hora.
2. Valores e ética serão mais importantes do que a visibilidade da marca
Há certo tempo que os valores das marcas são priorizados na hora do consumo. Fazem mais sucesso entre os clientes as empresas que se mostram a favor de práticas sustentáveis, contam com iniciativas sociais e estimulam um consumo consciente, por exemplo.
Por isso, para estar de acordo com as tendências do varejo em 2020, o ideal é reforçar sempre que possível o posicionamento da marca em relação às principais questões que estão sendo discutidas.
Todos os canais e redes devem mostrar aquilo no que a marca acredita, desde as redes sociais até ações e materiais de PDV, entre outras mídias.
3. Personalização do produto
Cada vez mais o consumidor busca experiências personalizadas. Espera-se que as marcas entendam as principais necessidades de consumo e ofereçam o máximo de customização possível.
Entregar aos clientes exatamente aquilo que procuram, ainda mais se for um diferencial de sua empresa, é algo que sem dúvidas fará com que você seja mais procurado em 2020, e consequentemente amplie suas vendas e atinja novos patamares no mercado!
Gostou das dicas? Então comece a preparar seu novo planejamento com foco nas novas tendências do varejo! Para mais artigos, confira o blog da NEO Brasil.