O primeiro passo para entrar no segmento de personalização consiste na compra do maquinário, que é o investimento mais caro a ser feito. Para isso, é importante que você organize as suas finanças pessoais antes.
Existem várias formas de poupar e investir o dinheiro. Dessa forma, você pode começar o seu negócio com mais tranquilidade. Confira algumas dicas!
Como organizar as finanças pessoais?
Mesmo que você nunca tenha organizado as suas finanças pessoais, saiba que isso pode ser mais fácil do que você imagina. Basta começar esse hábito — e quanto antes, melhor. Assim, poderá juntar o dinheiro que deseja para empreender e realizar os seus sonhos.
Veja só:
1 – Utilize uma planilha de controle de gastos
Tem dificuldades para enxergar para onde vai o seu dinheiro? Então, coloque tudo em uma planilha. Anote o quanto você recebe, o quanto gasta e veja o quanto sobra.
Aos poucos, você irá observar que existem alguns gastos invisíveis, ou seja, despesas que nem imagina ter e que podem ser cortadas. Pode ser a assinatura da TV ou a mensalidade de um cartão que não usa.
2 – Corte o que for possível
Sobrou R$ 100? Mesmo que não pareça um valor tão alto, não o deixe passar. Esse é um erro bastante comum. As pessoas até conseguem economizar um pouco, mas depois acabam utilizando o valor que pouparam.
Observe todos os seus gastos e veja em quais aspectos pode diminuir as despesas. Ao longo dos meses, cada montante economizado fará a diferença!
3 – Trace metas
Confira o valor do equipamento e das matérias-primas que você precisa comprar. Divida esse custo pelo tempo que falta para começar o negócio. Assim, você saberá o quanto precisa juntar mensalmente.
Ao ter uma meta traçada, fica mais fácil enxergar aonde você quer chegar e pensar nas melhores estratégias. Aproveite também para motivar a sua equipe a também economizar, para que o objetivo seja atingido mais rapidamente.
4 – Invista
Atualmente, deixar o dinheiro parado na conta ou na poupança não compensa, se o seu intuito é vê-lo aumentar. Caso o uso do montante seja para o médio e longo prazo, é mais interessante investir em produtos com retorno acima da inflação.
Pesquise sobre CDB, LCI e outros ativos de renda fixa que pagam mais para o investidor. Você também pode aplicar na Bolsa de Valores, mas lembre-se que isso é mais indicado para quem tem um perfil menos conservador com relação aos riscos, já que existe a chance das ações sofrerem desvalorização.
Quer saber mais sobre como abrir um negócio de sublimação? Então, confira os outros conteúdos do blog da NEO Brasil!