O transfer laser e a sublimação são as principais técnicas para a personalização de produtos. Por isso, muitas pessoas se questionam sobre qual é a melhor para que possam investir nela.
Na verdade, não existe um método perfeito. Tudo irá depender das suas necessidades e do tipo de produto que deseja vender. Então, vale a pena entender como cada técnica funciona, assim você poderá escolher uma para o seu negócio. Confira!
O que é o transfer laser?
Na prática, o transfer laser é semelhante à sublimação. A técnica funciona dessa forma: você imprime o desenho que irá estampar em um papel transfer, usando uma impressora laser. Nesse caso, é utilizado um pó de toner comum.
Depois, você coloca a peça e a imagem em uma prensa térmica. Esse equipamento irá colar o desenho no substrato.
O que é a sublimação?
Na sublimação, a imagem não é colada no produto, mas, sim, transferida. O passo a passo é o seguinte: primeiro, você imprime o desenho em um papel sublimático com tinta sublimática.
Após isso, você também irá utilizar uma prensa térmica para completar o processo. Tanto a sublimação quanto o transfer laser permitem personalizar diversos produtos, como roupas, canecas, chinelos, chaveiros e muito mais.
Em qual investir?
A grande vantagem do transfer laser é o custo. Por se tratar de uma colagem, ele não necessita de substratos específicos. Ou seja, você pode personalizar uma caneca sem estampa que possui.
Na sublimação, é diferente. A transferência de desenhos só acontece quando a superfície tem uma resina. Por isso, você deverá comprar produtos sublimáticos.
No caso das roupas, os tecidos sintéticos e claros são os melhores para serem sublimados. Já no transfer laser, você pode estampar as peças que desejar, sem prejuízo para a aparência.
A desvantagem do transfer laser é que, por se tratar de uma colagem, ela tem um aspecto de plastificado. Além disso, a durabilidade é menor em comparação com a sublimação. Por esse motivo, essa é uma técnica que costuma ser mais adotada para brindes que não são tão duráveis.
Para atender melhor os clientes, muitas empresas utilizam os dois métodos. Afinal, cada um tem vantagens específicas.
E você? O que deseja oferecer para o seu público? Independentemente do que seja, a loja NEO Brasil tem o que você precisa. Confira!