Embora seja simples de ser aprendida, a sublimação é uma técnica que requer alguns cuidados. Caso eles não sejam seguidos, você corre o risco de criar um produto com uma qualidade inferior ao que gostaria.
Para minimizar essas situações e garantir uma boa produção, é necessário que você saiba o que pode e o que não pode ser feito ao sublimar. Veja só!
O que pode ser feito em sublimação?
A sublimação é um método que permite criar uma série de objetos personalizados. Nas prensas cilíndricas, você pode estampar canecas, squeezes e outros itens arredondados. Já nas máquinas planas, é possível sublimar roupas, mochilas, chaveiros e muito mais.
O limite está na sua imaginação e, claro, nos materiais que serão utilizados. Nem todas as superfícies recebem bem a tinta sublimática. Nesses casos, é preferível evitá-las do que produzir algo com a imagem pouco nítida.
O que deve ser evitado em sublimação?
A primeira atenção que você deve ter é com os materiais. Utilizar uma tinta comum, por exemplo, só fará você gastar dinheiro, já que a sublimação não será efetiva.
Todos os produtos utilizados para a estampagem precisam ter sua superfície preparada para receber a tinta sublimática, para não comprometer a qualidade. Lembre-se disso na hora de comprar o papel para imprimir o desenho, escolher a impressora e os substratos.
Confira outras atitudes que podem comprometer o seu trabalho e devem ser evitadas:
Sublimação em tecidos escuros
Um detalhe muito importante que você precisa saber: na sublimação, não existe a tinta branca. Por isso, ao estampar um tecido escuro, como o de cor preta, a imagem não se torna visível.
Nesse caso, você pode utilizar um transfer OBM, um termocolante branco que permite a aplicação da arte em peças escuras. Porém, a qualidade é melhor quando a sublimação ocorre de maneira direta, ou seja, em tecidos claros.
Imprimir a imagem sem espelhá-la
Geralmente por inexperiência, muitas pessoas não imprimem a imagem que irão sublimar de forma espelhada. A consequência é que o desenho fica ao contrário do que se gostaria, já que ele é invertido durante a técnica.
Falta de regulagem da prensa
Outro erro bastante comum entre os iniciantes é deixar de regular a pressão da prensa. O resultado é um produto com o aspecto de “apagado”, principalmente nas roupas. Para evitar isso, basta fazer testes de prensagem antes de usar o equipamento.
Vale notar que cada substrato necessita de uma pressão e temperatura específicas para que absorvam a tinta. Então, é importante que você siga as recomendações do fabricante.
Está em dúvida de onde comprar os produtos para o seu negócio? Veja o que a loja da NEO Brasil tem para você!