OTIMIZE SUA
CONVERSÃO NO PDV!

Veja porque o Clip Strip e o Hang Tab são tão eficientes

Preencha o formulário e entenda como alavancar sua ação no PDV

saiba como fazer a sublimação em tecido

Sublimação em Tecidos — 3 Passos Simples para Começar a Fazer

Estampar e produzir roupas personalizadas pode ser mais fácil do que você imagina. Por meio da sublimação em tecido, é possível criar peças únicas e de qualidade para vender.

Basta seguir alguns passos e cuidados essenciais para executar um excelente trabalho. Confira como você pode começar esse tipo de negócio!

Como é feita a sublimação em tecidos?

Primeiramente, é importante entender como funciona o processo de sublimação em tecido. Nessa técnica, a tinta, que está no papel, passa do estado sólido para o gasoso, enquanto marca a peça desejada.

Para fazer isso, basta colocar o tecido que deseja sublimar e o papel sublimático em uma prensa. O calor do equipamento é o que faz a transferência de imagem entre os objetos. Vale notar que esse método é feito de maneira prática e rápida, o que possibilita criar vários produtos de uma só vez.

Confira o passo a passo do que você precisa fazer para fazer a sublimação em tecido com qualidade:

1 – Compre os produtos adequados

O primeiro passo consiste em adquirir os produtos adequados. A tinta, por exemplo, deve ser a sublimática. Embora a corante seja a mais comum e barata, ela não permite a passagem do desenho para o substrato.

Existe também um papel específico para a sublimação. Diferentemente do sulfite, o sublimático possui uma fina camada de resina de poliéster, o que permite a transferência da estampa para o tecido.

No caso da impressora, não existe uma própria para a técnica. O que há são modelos que aceitam a tinta sublimática, como alguns da Epson. Nessas máquinas, você não precisará fazer adaptações, e poderá imprimir as suas imagens de maneira direta.

2 – Escolha o tecido certo

A sublimação de roupas tem uma particularidade: o tecido ideal. Apesar de o método poder ser aplicado na maior parte deles, em alguns a fixação não é tão boa. As melhores opções são o poliéster e os que têm mais de 60% de fibra sintética.

Por outro lado, o algodão e a seda não recebem bem a tinta, a menos que recebam um tratamento prévio. Então, se a ideia for criar materiais de divulgação, é preferível não usar esse tecido, já que a imagem não ficará tão nítida.

3 – Faça a sublimação

Para fazer a sublimação em poliéster, basta regular a prensa para 200°C durante 20 segundos. Caso queira estampar tecidos escuros, a dica é que o desenho seja de um tom mais escuro que a superfície.

Além disso, você pode usar um tecido branco de poliéster juntamente a uma cola de termo transferência. Isso cria uma base clara que facilita a sublimação.

Na loja da NEO Brasil, você encontra tudo o que precisa para sublimar tecidos desde tintas até prensas. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *