OTIMIZE SUA
CONVERSÃO NO PDV!

Veja porque o Clip Strip e o Hang Tab são tão eficientes

Preencha o formulário e entenda como alavancar sua ação no PDV

O Que é a Indústria 4.0 e Como ela Vai Impactar os Próximos Anos

O Que é a Indústria 4.0 e Como ela Vai Impactar os Próximos Anos

A indústria 4.0 trouxe diversas mudanças para um setor que, há mais de três décadas, permanecia operando por meio de um sistema produtivo praticamente inalterado. As máquinas, os robôs, os sistemas de controle integrado e principalmente a internet revolucionaram o segmento industrial e hoje ditam as melhores práticas para a eficiência dos processos.

Esse cenário mudou completamente o que se entendia por indústria nos últimos anos, e influenciará diretamente o futuro do setor. Entenda mais neste artigo!

O que é a indústria 4.0?

A quarta revolução industrial caracteriza-se pela inserção das principais tecnologias recentes à produção fabril. O maior exemplo de inovação da indústria 4.0 é, sem dúvidas, a automação dos processos por meio de máquinas, controladores lógicos e até mesmo alterações no layout básico do chão de fábrica.

O termo foi usado pela primeira vez em 2011, na Alemanha. Durante a Feira de Hannover, um grupo de alemães apresentou o conceito. Mais tarde, em 2012, criaram e mostraram um documento detalhado de recomendações a esse respeito para o governo alemão, para implantar as principais ideias nas fábricas do país.

Em 2013, também durante a Feira de Hannover, o trabalho final foi publicado e as empresas puderam ter conhecimento das novas percepções sobre as cadeias de valor e conexões entre máquinas e sistemas.

O que podemos esperar para os próximos anos?

As resoluções da indústria 4.0 são apoiadas, principalmente em um processo produtivo mais inteligente, ágil e modular. O foco é direcionado para fluxos mais digitais, integrados e, até certo ponto, remotos. Existem dois pontos que vale mencionar:

Produção mensurada por dados

Por meio da integração de sistemas e de controladores lógicos programáveis é possível instalar uma grande variedade de sensores nas máquinas. É possível coletar dados importantes desde o formato de um produto até a temperatura do item durante a produção.

Com essas informações, o gestor pode cruzar números e implementá-los a ferramentas de qualidade e registros, a fim de unificar e estabilizar os padrões produtivos com mais controle.

Mais sinergia entre máquina e operador

A grande quantidade de máquinas que a indústria 4.0 inseriu no cotidiano do chão de fábrica pode, algumas vezes, fazer com que a presença dos operadores pareça obsoleta. Mas não. Um dos principais pontos dessa nova fase do setor é integrar ainda mais a ação humana às operações do maquinário.

A ideia é ampliar a eficiência produtiva por meio de operadores mais bem treinados e multidisciplinares. Inclusive, o layout da fábrica deve ser pensado para atender à produção com esse foco, facilitando a locomoção no local e auxiliando os operadores a trabalharem com mais efetividade.

Gostou de saber mais sobre a indústria 4.0 e sua influência no setor? Confira mais sobre o tema no blog da NEO Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *